quinta-feira, 20 de agosto de 2009


Encaixotem os livres
Desinfectem os cantos
Estuprem as mulheres
Brutalizem os homens
Despedacem os fracos
Enfeitem a moda
Sodomizem as crianças
Escravizem os velhos
Fabriquem as armas
Destruam as casas
Façam render a guerra
Escolham os heróis
E queimem as bruxas
Deixa queimar...
E queimem as bruxas
Quem vai queimar?
Empurrem conselhos
Forneçam as drogas
Engulam a comida
Disfarcem bem a culpa
Protejam a igreja
Perdoem os pecados
Condenem os feitiços
Decidam quem vai morrer
Contaminem a escola
Violentem os virgens
Apprisionem os livros
Escrevam a história
E queimem as bruxas
Deixa queimar...
E queimem as bruxas
Quem vai queimar?
Quem ordena a execução
Não acende a fogueira
(Pai, rogai por nós)


A música trás uma retrospectiva histórica de manipulação social, as verdades eram escolhidas por quem detinha o poder, sendo assim, eles escreviam a história da humanidade de acordo com seus interesses individuais e mantinham a sociedade longe da política, ou seja , da liberdade. Havia um jogo de manipulação que visava única e exclusivamente a manutenção do poder e a submissão do povo.

O conhecimento científico era uma área restrita, e quem abrisse uma das portas restritas sem a devida permissão, provavelmente teria sua condenação. Era bem mais cômodo a sociedade viver passiva perante a tanta opressão.

A sociedade de hoje mudou bastante, mas algumas idéias tendem a permanecer entre nós, como as idéias-vírus, que como diz a escritora Daniela Auad, são idéias que apenas sofrem mutações, e ganham uma nova cara, uma nova roupagem. A informação do conhecimento manipulado e distorcido persiste em nos fazer de bobos e cegos ao tentar enxergar a realidade da vida, a Igreja Católica continua a ditar como deve ser o comportamento cristão, mas não com a credibilidade de séculos atrás. “Heróis” políticos continuam a aparecer, as mazelas sociais como a violência, discriminação, os preconceitos, a poluição ambiental, a destruição da vida .

Continuamos vivendo como “mortos-vivos “, mesmo conhecendo o que aconteceu nas gerações passadas. Está tudo errado! Nós não seremos mais executados se pensarmos diferente do que nos é imposto. Se pensarmos! Temos a liberdade bem pertinho, podemos ler os livros encaixotados, podemos amar em vez de destruir as casas ou nos tornarmos seres brutalizados, podemos participar de forma ativa da construção social. Construímos a sociedade, ela é o que somos! Por que não ser uma sociedade mais humana? Por que não viver dignamente amando e respeitando não só a si, mas também a quem nos cerca.

Quando eu era criança, ficava assustada assistindo aos jornais que trazem a violência, o terrorismo, morria de medo dos tsunames, mosquitos da dengue, assaltantes, serial killers, depois de assistir pensava em como fugir de tudo aquilo, o medo me rondava quando deitava para dormir e até tinha pesadelos, mas hoje eu entendo o que eu não entendia e tinha medo. Engraçado a culpa de tantas coisas ruins acontecerem ser nossa, direta ou indiretamente somos culpados da vida ser como ela é. E só reclamar de que vai adiantar? Temos escolha!


Quero uma vida bem vivida, quero viver, quero que vivam
Quero fazer vida, fazer a vida
Quero uma sociedade bonita
Uma sociedade que vive
Com um sorriso na vida.

Música: Cd Anacrônico, Queimem as bruxas, Pitty

Um comentário:

Ana Valeska Maia disse...

Criatura linda!
Você é de luz.